Pequeno almoço com base de aveia


Um bom pequeno almoço, uma opção para sobremesa ou para quando a vontade de doces aperta.

Para o pequeno almoço fazemos o preparado à noite. Juntamos num frasco de vidro, aveia fina (de preferência sem glúten) com sementes de chia, linhaça e uma quantidade generosa de bebida vegetal que será absorvida pela mistura. Por cima colocamos uma camada de canela em pó, um iogurte de soja natural sem açúcar e frutos secos, tapamos e guardamos no frio  para o pequeno almoço.

De manhã podemos adicionar mirtilos, morangos ou banana conforme o gosto e o apetite do dia.
Temos assim um pequeno almoço nutritivo, com sementes ricas em gorduras polinsaturadas, que incluem  ácidos gordos essenciais ómega 3 e ómega 6, fibra, vitaminas e minerais com efeitos antioxidantes, sem açúcar adicionado e altamente saciante.

Os ómega 3 e 6 são ambos essenciais e importantes para construir paredes celulares e regular os níveis de inflamação no corpo.

A canela além de ser um potente anti-oxidante de sabor agradável tem a capacidade de reduzir o stress que está ligado ao desenvolvimento de doenças degenerativas como Alzheimer, tumores, entre outras.

Para usar como sobremesa deverá ser feito com antecedência e deixar repousar.
Se tiver um pote pronto no frio, sempre que apeteça um doce tem sempre uma solução para saciar aquela vontade incontrolável  (ver: desintoxicação do açúcar )